CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Sobre a nossa formação

O Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia - IPAD nasce com o propósito de incentivar a sociedade brasileira a conhecer mais profundamente os fundamentos da Democracia, considerando a necessidade de organização coletiva para sua defesa em nosso país.

​Para isso, lançamos a iniciativa Seja Democracia com o objetivo de formar sujeitos contemporâneos de periferias para a difusão dos conhecimentos adquiridos nos seus territórios de atuação, mobilizando grupos e indivíduos de todos os tipos a juntarem-se a nós na celebração de uma sociedade democrática que proteja a sustentabilidade da vida humana e ambiental e garanta a liberdade e a igualdade para todas e todos. 

O IPAD se movimenta numa grande gira de formação, organização e ação de lideranças e grupos e coletivos locais. Em movimento cíclico e expansivo de corpos em aliança, constrói em seu percurso formativo uma ambiência política que amplie a capacidade conceitual, teórica e metodológica de organização e de mobilização de núcleos de formação em defesa da democracia — capazes de radicalizar a democracia em suas redes e territórios.

Perfil

Pessoas participantes de coletivos, movimentos sociais e culturais, instituições da sociedade civil, universidades, associações ou lideranças comunitárias com interesse em atuar como multiplicador dos conteúdos teóricos e metodológicos do IPAD em seus territórios. 

​Em nossos critérios de seleção buscaremos atender a paridade de gênero, étnica e identitária, além da diversidade cultural representativa dos territórios periféricos.

Área de atuação

Brasil - Polos de referências: 

Bahia
Minas Gerais

Paraíba

Pernambuco

Rio de Janeiro

São Paulo

Ementa

O curso de Formação de Formadores será dividido em 3 Módulos:

I- Curso introdutório 30 horas Objetivo: fortalecer o arcabouço teórico conceitual das pessoas inscritas nas turmas com temas estratégicos/fundamentais para a radicalização da democracia.

Temas 

  1. Introdução ao curso - Análise da conjuntura de nossa sociedade e apresentação do curso.

  2. O Racismo estrutural brasileiro

  3. Patrimonialismo institucional/político no Brasil. 

  4. O Patriarcado/machismo estrutural brasileiro

  5. Democracia contra o capitalismo e o que é alternativo ao capitalismo

  6. A centralidade da Sociedade Civil na perspectiva da mudança social

  7. “A centralidade da interseccionalidade na formação política da juventude negra da periferia”

  8. A potência dos Núcleos de Formação Política.

II - Curso intermediário - 30 horas Objetivo: Instrumentalizar os alunos/formadores para o planejamento do seu núcleo de formação política.

Temas:

  1. Introdução ao curso - a importância da incidência política do grupos locais na política institucional

  2. Religião e Democracia: debatendo a convivência e a política  

  3.  Corpos Políticos e Democracia.

  4. Formação dos planos estratégicos de formação dos núcleos locais.

  5. O papel do Virtual na construção dos núcleos de formação política.

  6. Avanço no planejamento dos núcleos.

  7. A centralidade da cultura na formação dos núcleos de formação política.  

  8. A potência dos núcleos de formação política e a reconexão com o campo progressista nas eleições.

III- Curso avançado - 60 horas Objetivo: Realizar acompanhamento e mobilização dos núcleos. Os encontros serão por grupos de aprendizagem: os alunos das turmas serão agrupados por finalidade, como temas e localização do Núcleo, em grupo de até 20 pessoas para que possam trocar experiências sobre os encontros de seus núcleos e, com isso, construir uma rede de aprendizagem.

Temas:

O que são núcleos de formação política em defesa da democracia? São grupos compostos por pessoas que se reúnem a partir da necessidade de construir ações que melhorem a vida dos moradores de sua comunidade/favela, bairro, município, por meio da Formação, Organização e Ação política coletiva capaz de transformar sua realidade.

Nossos encontros:

Encontro inaugural - Apresentação de experiências de formação de núcleos de formação política.

1º encontro de grupos de aprendizagem

Como foram as primeiras ações do núcleo? O que foi legal e vale compartilhar? O que não deu certo e, por isso, vale compartilhar? 

2º encontro de grupos de aprendizagem

Os conteúdos trabalhados no 1º e 2º módulo do curso estão contribuindo na formação do núcleo? Se sim, como? O que foi legal e vale compartilhar? O que não deu certo e, por isso, vale compartilhar? 

3º encontro de grupos de aprendizagem

Como está a participação das pessoas nas ações do núcleo? O que foi legal e vale compartilhar? O que não deu certo e, por isso, vale compartilhar?

4º encontro de grupos de aprendizagem

Como foi a caminhada do núcleo até aqui? O que será feito a partir de agora? Como podemos seguir juntes?

Seminário de encerramento: 

“Os núcleos de formação política na defesa da democracia”

Objetivo: Realizar ciclo de evento em que as pessoas, integrantes do núcleo, consiga indicar os desafios e possibilidades da democracia brasileira.